Betting Bonus

terça-feira, 22 de maio de 2012

Época em revista: França

A época de 2011/12 em França foi pródiga em surpresas, com o Montpellier a sagrar-se pela primeira vez campeão da Ligue 1 e o Quevilly, da terceira divisão, a atingir a final da Taça.



Pela primeira vez na sua história, o Montpellier Hérault SC sagrou-se campeão da Ligue 1 após uma época fantástica. A luta pelo título com o Paris Saint-Germain FC durou até à última jornada, mas a jovem equipa de René Girard resistiu à pressão e justificou totalmente a proeza conseguida.

Campeão: Montpellier Hérault SC
Com 82 pontos, o Montpellier terminou no topo três à frente do milionário PSG. A jovem equipa do Montpellier não conquistava qualquer grande troféu há 22 anos e estava longe de figurar entre os favoritos, só que os jogadores de Girard mostraram-se sólidos na defesa e letais no ataque. Olivier Giroud terminou a época como um dos melhores marcadores da Liga, com 21 golos, em igualdade com Nenê, do PSG.

Final da Taça: Olympique Lyonnais 1-0 US Quevilly
Um golo solitário de Lisandro López no Stade de France, a 28 de Abril, revelou-se suficiente para fazer ruir o sonho do Quevilly de se tornar na primeira equipa amadora a conquistar a Taça de França desde a introdução do profissionalismo, em 1932. O avançado argentino correspondeu com eficácia a um cruzamento de Alexandre Lacazette e permitiu ao treinador Rémi Garde ter algo para comemorar na primeira época completa no comando do Lyon.

Lugares europeus*
Montpellier Hérault SC - fase de grupos da UEFA Champions League 
Paris Saint-Germain FC - fase de grupos da UEFA Champions League 
LOSC Lille Métropole - “play-off” da UEFA Champions League
Olympique Lyonnais - fase de grupos da UEFA Europa League
FC Girondins de Bordeaux - “play-off” da UEFA Europa League
Olympique de Marseille - terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League 

* Sujeito a confirmação final da UEFA

Jogador do Ano: Eden Hazard (LOSC Lille Métropole)
Após ter sido decisivo na “dobradinha” histórica do Lille em 2010/11, o avançado belga de 21 anos continuou em grande forma na terceira época ao serviço do clube. Marcou 20 golos e também foi o jogador do Lille com mais assistências na Ligue 1, tendo sido eleito Jogador da Época pelo segundo ano consecutivo.

Jogador a seguir: Younès Belhanda (Montpellier Hérault SC)
Símbolo do sucesso do Montpellier esta época, o internacional marroquino nascido em França afirmou-se definitivamente em 2011/12. Formado na academia do Montpellier, Belhanda marcou 12 golos e o entendimento com Giroud revelou-se fundamental no jogo da equipa. Eleito jogador jovem da época pelos outros colegas da Ligue 1, o atacante de 22 anos também foi distinguido com o golo do ano pelo espectacular remate de primeira frente ao Marselha a 11 de Abril.

Equipa-sensação: US Quevilly
A Taça de França deste ano foi inesquecível para o Quevilly, cuja aventura extraordinária até à final e o sonho de a conquistar terminou com o tento de Lisandro. O clube da Normandia foi o primeiro conjunto amador a chegar tão longe desde 2000, numa caminhada até Paris em que afastou os poderosos Marselha (3-2) e Stade Rennais FC (2-1). "Nunca mais vou esquecer a imagem dos adeptos neste estádio", confessou o treinador do Quevilly, Régis Brouard. "Foi mágico."

Melhores marcadores: Olivier Giroud (Montpellier Hérault SC), Nenê (Paris Saint-Germain FC) 21

Despromovidos: AJ Auxerre, Dijon FCO, SM Caen

Promovidos: SC Bastia, Stade de Reims, ES Troyes AC

Número: 50
Pontos conquistados pelo Montpellier em 19 jogos em casa, o melhor registo desde o AS Monaco FC em 1992/93.

Frase
"Penso que este título revitaliza o nosso futebol. Mostra que não é preciso temer ninguém", e que o dinheiro nem sempre traz felicidade. Somos um clube de amigos, com jovens formados na nossa academia. Encontrámos um equilíbrio que não foi mau. Praticámos bom futebol e mostrámos ter uma equipa equilibrada. Ainda estou algo atordoado. Este é o melhor presente que poderia dar ao nosso presidente."
Girard, treinador do Montpellier, após a vitória por 2-1 em Auxerre que garantiu o título

Sem comentários:

Enviar um comentário